EL SECRETO DE LA FELICIDAD ESTÁ EN EL ANDAR DESPACIO


"EL SECRETO DE LA FELICIDAD ESTÁ EN El ANDAR DESPACIO"

Esta frase, que descubrí en "El señor Ibrahim y las flores del Corán", la tengo siempre a mano para volverme a mi cauce cuando siento que he llovido demasiado y corro el riesgo de desbordarme.

Cuando la descubrí, la reconocí enseguida, porque rápidamente la sentí emparentada con una propia que suelo tener en la mesilla de noche:

" LA FELICIDAD ES UN CAMINO QUE ME GUSTA RECORRER CON LOS PIES DESCALZOS"

Cuando somos muy jóvenes devoramos el tiempo con las enormes fauces de la pasión. El pasado no existe y el presente es solo la permanente antesala, electrizante y ansiosa, del verdadero protagonista que es el futuro. Querríamos morder la mitad de la sandía de un solo bocado y colocarnos de pronto en esa edad de plenitud, cénit de nuestra vida en casi todos los sentidos.


Cuando somos un poco "menos jóvenes" perdemos la prisa, nos damos cuenta entonces de que cambia el proceso y es ahora el tiempo el que amenaza con devorarnos a nosotros. Tenemos que lastrarlo para sentirlo, para huir de su dolorosa levedad. Se nos escapa, no como el agua que aún moja nuestros dedos y nos hace sentir brevemente su frescor, sino como el humo de un narguile, que nos envuelve sugerente y nos presta su aroma con la irritante concisión de un efímero beso.

miércoles, 14 de noviembre de 2012

ISTAMBUL através dos sentidos.


Istambul  não  é  uma cidade para perder os sentidos, é mesmo para encontrá-los. Um mar de sensações entra continuamente pela visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato.

No que respeita à visão, as mesquitas são a primeira coisa que chama a nossa atenção. Istambul está semeado de mesquitas ( chama-se a cidade das mil mesquitas) que são arquitetonicamente  belissimas e  transmitem ao  ambiente a espiritualidade e serenidade que emanam delas. Neste sentido são muito especiais Santa Sofía ( no início mesquita, depois templo cristão e, já agora, museu ) e a Mesquita Azul, que estão situadas frente a frente no bairro de Sultanhamet e rivalizam em beleza e esplendor.Os delicados e esbeltos minaretes de uma e a solidez e majestosidade da cúpula da outra, oferecem aos deuses um presente arquitetónico sem igual, além das maravilhas que guardam no seu interior.

O Bósforo é uma realidade à parte;  uma grande  fita de prata que separa  Europa de Ásia; a porta mágica que  nos separa do misterioso  e desconhecido  Oriente.
O  Bosforo constitui o centro  da vida dos istambulitas: serve-lhes  para deslocar-se entre os bairros da cidade, para pescar, para passear, para passar o verão perto dele nas casas de férias...O certo é que  o Bósforo, encoberto pelo véu  cinzento da névoa, deixando emergir  aqui e ali os minaretes das mesquitas a desenhar o sky- line da cidade é algo, na verdade,  inesquecível.
E das cores, que dizer das cores? Istambul  tudo, é um estouro de cor. O Grande Bazar é uma mistura de cores que saem  das roupas, das carteiras, dos sapatos, dos candeeiros, dos xailes... no Grande Bazar pode-se comprar  tudo.

Relativamente ao olfato, podemos começar com o Bazar das Especiarias,  onde cheira a pimenta, a açafrão, a cominho, a menta, a tomilho... onde cheira a chá de jasmin, de pétalas de rosas, de buganvílias, de morangos... A seguir podemos aspirar o fumo dos narguiles ( cachimbos de água dos quais aspiramos fumo com diferentes aromas) e depois podemos misturar o cheiro com o gosto deliciando-nos com uma boa comida e um chá quentinho.

Quanto ao sentido da audição temos  a chamada à oração. Estejamos onde estivermos sempre estamos a ouvi-la e põe um adereço especial ao cúmulo de sensações que estamos a viver.

Deixei para o final o tato de propósito, porque ainda posso fechar os meus olhos e lembrar-me dos meus pés nus a  sentir os  tapetes moles das mesquitas, ainda posso sentir o ar do Bósforo a beijar a minha pele e ... o banho no hamman.

O Hamman : o corpo todo deitado sobre uma grande pedra quente. Relaxado. Abandonado ao vapor, à àgua, à massagem dumas mãos fortes, esquecido de tudo, dedicado a sentir.....Isso é ISTAMBUL.

Bazar das especiárias: os cheiros

Grand Bazar: as cores

Santa Sofía: a majestosidade



O Bósforo, O pai Bósforo.
































































 

No hay comentarios:

Publicar un comentario